Em 2023 o segmento pet food representou 55,5% (R$ 37,9 bilhões) do faturamento total do mercado pet

O segmento de pet food – alimentos industrializados para animais de estimação – lidera o mercado pet no Brasil, sendo responsável por mais da metade do faturamento do setor. Em 2023, representou 55,5% (R$ 37,9 bilhões) do faturamento total de R$ 68,7 bilhões, conforme dados divulgados em 2024 pelo Instituto Pet Brasil (IPB). Um dado expressivo é o número de pontos de vendas: 202,1 mil estabelecimentos, com 47% (94,7 mil) concentrados no varejo alimentar supermercadista, seguido por pet shops via canal indireto (25% ou 49,8 mil lojas), de acordo com o relatório Dados de Mercado de 2024. Essa distribuição reflete uma mudança no comportamento do consumidor: os tutores buscam centralizar suas compras, incluindo as dos pets, em um único local, priorizando praticidade e conveniência.
Para atender a essa demanda crescente, grandes redes de supermercados têm ampliado suas prateleiras, com uma maior variedade e qualidade de produtos pet. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2023, o Brasil produziu cerca de 4 milhões de toneladas de pet food para o mercado interno, registrando um crescimento de 3,7% em comparação ao ano anterior.
Seguindo essa tendência, o grupo paranaense New Pet tem investido no varejo alimentar como seu principal canal de distribuição. Fundada há 13 anos, a indústria registrou um aumento de 155% no faturamento nos últimos cinco anos. Para o presidente do grupo, Leonel Mazzini, a expansão de produtos pet nos supermercados é uma necessidade de mercado. “Os consumidores buscam cada vez mais otimizar seu tempo sem abrir mão da qualidade dos produtos”, afirma.
Um relatório da OC&C Strategy Consultants, reforça essa análise, destacando que o aumento da oferta de produtos pet em supermercados é impulsionado por tutores que priorizam conveniência, preços competitivos e praticidade. O estudo também aponta que os tutores estão cada vez mais atentos à qualidade dos alimentos, preferindo opções naturais e funcionais.
“Alinhados a esse comportamento, investimos em alimentos saudáveis, como as linhas Natural Dots e New Dots, já disponíveis nas principais redes de supermercados”, explica Mazzini. Hoje, a New Pet produz 2.500 toneladas mensais de rações para cães e gatos, utilizando insumos adquiridos exclusivamente de fornecedores paranaenses.
Além disso, o estudo menciona que o segmento pet food tem crescido rapidamente, impulsionado por produtos premium, que combinam alta nutrição, maior prazo de validade e facilidade de armazenamento. “Agora nos supermercados os tutores encontram opções que atendem às necessidades específicas de seus pets sem abrir mão da praticidade e qualidade”, acrescenta Mazzini.
Experiência no varejo: inovação no atendimento ao consumidor
Um exemplo de que os supermercados têm se tornado preferência de compra são espaços dedicados aos pets, como o New Pet Experience. No dia 18 de dezembro, o Hipermercado Muffato Portão, em Curitiba, em parceria com o Grupo New Pet, dos Campos Gerais, inaugura esse espaço interativo, projetado para proporcionar uma experiência inovadora e criar momentos únicos para tutores e seus pets.
“O projeto foi desenvolvido para criar momentos especiais de descoberta e cuidado, mostrando que é possível encontrar produtos pet de alta qualidade e vivenciar experiências diferenciadas em supermercados”, afirma Leonel Mazzini.
Durante o evento, os pets poderão degustar amostras do alimento premium Natural Dots, enquanto os donos terão a oportunidade de conhecer mais sobre os benefícios nutricionais da linha. “O espaço objetiva reforçar a conexão entre tutores e seus animais, alinhando conveniência e inovação”, acrescenta Leonel de Oliveira Leite Neto, gerente do Super Muffato Portão.
Duração: O espaço interativo permanecerá disponível por vários meses para tutores e pets explorarem.
Atividades de inauguração: Degustação de produtos Premium Especial para cães e gatos, interação com tutores e apresentação da linha Natural Dots.
SOBRE a New Pet
A New Pet é uma indústria brasileira dedicada à alimentação e cuidados para animais de estimação. Com foco em inovação e qualidade, a marca desenvolve produtos que atendem às necessidades nutricionais e promovem o bem-estar de cães e gatos, proporcionando uma experiência completa para os pets e seus tutores.
Serviço:
New Pet Experience
Lançamento: 18 de dezembro, a partir das 10h
Local: Hipermercado Muffato Portão – Curitiba (PR)